Onde fazer o meu intercâmbio?

O assunto do post de hoje é: intercâmbio!! Onde fazer o meu tão sonhado intercâmbio?
Vocês sempre me perguntam sobre esse assunto e recentemente eu tive a oportunidade de fazer o meu quarto intercâmbio e dessa vez eu escolhi a Holanda! Acredite: cada intercâmbio é totalmente diferente do outro.
Você tem vontade de fazer um intercâmbio? Já pensou em onde gostaria de fazer o seu intercâmbio? Toparia fazer um na Holanda? Acho que a maioria de vocês nunca cogitou a Holanda como um destino para intercâmbio! Vou contar um pouco sobre a minha experiência e acredito que ela pode ajudar muito a te inspirar e tirar esse intercâmbio do papel.

Mas agora vamos ao que interessa!

A minha decisão por estudar o holandês teve algumas influências pontuais. Uma delas é que meu namorado é holandês e essa é a língua oficial deles, além disso com certeza seria ótimo para praticar.
Vale deixar registrado que segundo pesquisas, 90% dos holandeses falam inglês e eu pude testar isso, não conheci ninguém que não falasse bem o idioma! Isso faz da Holanda, também um lugar com potencial caso você queira investir em aprender a língua inglesa. Claro que as cidades mais afastadas funcionam na língua holandesa, porque inglês é a segunda língua, porém isso não é um grande problema quando você esta disposto a aprender.

Uma das dicas mais decisivas para que você obtenha sucesso no seu intercâmbio é que independente do destino que você escolher, se esforçar o máximo para conviver com pessoas nativas do lugar onde você vai aprender o idioma. Sempre que possível, se hospedando na casa de locais. No meu caso eu estava hospedada na casa da família do meu namorado, e isso me ajudou muito a desenvolver os meus estudos, eu conseguia assimilar e aprendia na prática. E como eu sei que em qualquer lugar do mundo que você escolher fazer um intercâmbio, você vai achar brasileiros por lá, evite se juntar a eles e falar em português o tempo todo. É bem mais cómodo você estar entre as pessoas que gostam das mesmas coisas que você, falam a mesma língua e discutem os mesmos assuntos porém lembre-se do seu propósito de intercâmbio.

Se estiver gostando desse post e quiser saber mais sobre os meus outros intercâmbios, China, Austrália e França, corre lá no instagram e comente em qualquer foto: #maisintercambioporfavor


Outro motivo que faz da Holanda um dos melhores destinos para fazer o seu intercâmbio é as escolas que o país oferece. Lá me surpreendi muito com uma estrutura totalmente preparada para atender os estrangeiros de qualquer lugar do mundo. A UvA Talen – escola que eu escolhi – é um centro de línguas independente da Universidade de Amsterdam e conta com uma lista de mais 10 idiomas diferentes, e o melhor é que todos os professores são nativos da língua que você deseja aprender. Por exemplo: Se você quer aprender inglês, o professor será um britânico, se você quer aprender italiano, o professor será italiano.

Como esse meu último intercâmbio durou pouco e eu amei essa instituição, vou continuar aprendendo o idioma de onde eu parei no inicio do próximo ano (Janeiro 2020). Logo estarei escrevendo aqui dicas de palavras em holandês para você que pretende visitar a Holanda e quer saber as frases básicas e palavras-chaves ou até mesmo estiver atendendo um cliente ou um amigo holandês.

Outro ponto muito importante: não se esqueça que qualquer intercâmbio que você for, seja estudo e trabalho ou apenas estudo. Verifique bem a documentação necessária exigida pelo país, isso a agência irá te informar, porém aproveite pra dar uma pesquisada com antecedência.

Uma dica muito valiosa: Se você é brasileiro(a) e quer estudar na Holanda, você pode programar um curso de idiomas de até 3 meses sem visto. Esse é o tempo que você pode permanecer na Europa. Mas, fique atento na alfândega, a imigração pode pedir alguns documentos como por exemplo:

  • Passaporte com validade de no mínimo 6 meses da data que você chegar;
  • Passagem de retorno para o Brasil;
  • Comprovante de reserva paga do hotel ou carta-convite;
  • Você deve ter no mínimo 60 euros diários pelo tempo que for ficar. Mas claro há maneiras de comprovar, você ter um cartão de crédito com limite equivalente, ou outras moedas também;
  • E seguro de viagem internacional – obrigatório para a Europa.

Não deixe de checar tudo isso!

E se você quer mais posts sobre intercâmbio, vistos, entre outros, comente em qualquer foto no meu instagram #maisintercambioporfavor

Para mais informações sobre estudar inglês na Holanda, leia esse post com a experiência da Mari.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.